quinta-feira, 20 de junho de 2013

MODA CONCEITUAL Masculina. Será que funciona?


Chega de falar que nunca usaria, ou que é ridículo porque "ninguém" usaria. Que é feio, sem noção ou coisa de outro mundo. Vamos todos parando de criticar a Lady Gaga, dizendo que ela não entende nada de moda ok pessoal? É a forma que ela escolheu para expressar a sua arte, vai entender? Brincadeiras à parte...


A Moda Conceitual é uma forma de expressar ideias muitas vezes utilizada por estilistas, é algo que ainda está sendo apenas proposto


Christopher Kane SS14
Normalmente apresentada ao público cercada de grandes produções em fotografias, editoriais, desfiles, exposições. Tem iluminação diferenciada, cenários, sonoplastia de efeito, maquiagens e cabelos que reforçam o diferente... Pode até mesmo ser fantasiosa. 

Por muitas vezes, infelizmente, acaba sendo interpretada de forma negativa por pessoas que não estão habituadas ou mesmo não detém certo conhecimento da moda no quesito ARTE. Normalmente homens. Afinal, tudo para o público masculino demora um pouco mais para ser aceito ou vira tabu.


A ideia principal de um conceito é fazer seu espectador analisar, reparar, e ter a capacidade de desenvolver de certo modo o censo crítico. 

Brinca por muitas vezes com o imaginário coletivo, com a androginia, o estilo vanguarda, dentre outros. 


Astrid Andersen SS14
Astrid Andersen SS14
Astrid Andersen SS14
Quando desenvolvida, seu intuito principal não é vender produtos, mas "vender um conceito". Entende? Não são apenas moda comercial e nem se inspiram nas tendências da estação. É quase como vender um sentimento, ou algo que transmite sensações quando observado!


Bobby Abley SS14
Bobby Abley SS14
Em geral, as peças produzidas são modelos exclusivos por causa do difícil processo de confecção ou mesmo porque seu objetivo não são serem comercializadas. 

Pode ser que algumas peças sejam feitas sob medida para clientes após sua aparição em um desfile. Algo sempre muito inédito, exclusivo mesmo.
Craig Green SS14
Craig Green SS14
Craig Green SS14
Vale ressaltar que um conceito, mesmo sendo feito de loucuras, extravagâncias, escândalos. Será o que ditará, guiará e modelará as tendências. Mesmo  daqui alguns anos ou algumas estações somente.
Christopher Shannon SS14
Christopher Shannon SS14

Como as fotos que coletamos são de desfiles INTERNACIONAIS Primavera/Verão para 2014, não estaremos usando tudo que aparece nas passarelas ainda, mas podemos ficar ligados nas tendências que farão a cabeça dos rapazes.

Continuaremos sentindo fortes influências da moda internacional em transparências, tecidos com efeito vazado, muitas estampas(animais, florais...) e também nos acessórios. MUITOS ACESSÓRIOS! 
JW Anderon SS14
JW Anderon SS14
Aqui estão alguns exemplos de capas da VOGUE Hommes Japan que sempre foi autoridade no assunto e que eu particularmente adoro, acho definem bem a questão "Oque é Moda conceitual?".



















Comentários
0 Comentários